Monday, April 17, 2006

As viagens da minha vida


Parte I
Dedicado á minha familia e a todos os amigos que fiz nas viagens pela vida fora, a quem muito quero e que para sempre ficarao no meu coracao.

Nasci no tempo do rock sem saber o que era uma ilha.
Havia um mar que me cercava com o seu corpo imenso. Eram as vagas da minha mãe.
Nasci e escorreguei para outra ilha tao bonita como a minha mae. E porque o mar bravio a esculpia o mesmo mar lhe chamou Madeira.
De Alberto Joao nada se sabia e como Portugal estava seguro com apenas um ditador, pûs-me a caminho de Africa, num Principe Perfeito. Tinha apenas dois anos e ja parecia Vasco da Gama. Nao fui à India porque a minha mae nao me deixou e porque o meu pai, o galã das fotografias, estava â minha espera no Lobito, em Angola. Atirei-me, com paixao, para os braços daquele homem que não conhecia. Nem sempre foi assim!

Sete anos chegaram para me marcar o corpo com o cheiro de Africa. Sete anos de sol, de chuva, do cheiro intenso a terra molhada. Sete anos a pedir ginguba em cones de jornal. Sete anos sentada a fazer bolinhas com papas de pirão. Sete anos a ver o café e o algodão a crescer.

Onde ficou o quintal das laranjeiras? E os morcegos das bananeiras onde estão? E as imensas papaeiras? Onde ficou o homem que pedia pao em troco de uma cançao:

"Fuba podre, peixe Podre
pano ruim de 50 angulares,
porrada se refilares"

Onde ficaram as mães com os filhos mortos nos braços a entoarem cançoes de dor e lamento?

"Mãe negra não sabe nada!
Nem buganvilias vermelhas, nem vestinhos de chita,
só duas lágriamas grossas em suas faces cansadas.
Mãe negra tem voz de vento,
voz de silencio batendo nas folhas de um cajoeiro.
Mãe negra, nao sabe nada."

Sete anos a ver dançar tangos e valsas na cantina colonial. Sete anos de merengues escondidos porque o ritmo era sensual. Sete anos a amar gente que perdi. Sete anos! Sete anos é muito tempo, muitos dias, muitas horas a cantar. Sete anos de rugas de memória que começaram a sulcar.

Depois do sol, veio a chuva e depois a tempestade. Nem tive tempo para limpar armas, fugi em tempo de guerra com duas bonecas agarradas pelo cabelo. Já nao as tenho e fazem-me falta!

Africa ficou no outro lado do mar. Deste lado fiquei eu, na ilha mãe, às vezes madrasta, a ver-me crescer.
Gastei-me nos encantos da ilha e rumei ä península em busca de um mundo novo. Desemboquei em Coimbra para procurar revolucoes e entrei no outro lado do espelho. CITAC era o seu nome e era a minha casa. Aí fizemos a revolucao da amizade com teatro universitario, emocoes, sentimentos, percorremos caminhos de olhos vendados para podermos ver melhor de olhos abertos, percorremos encenadores, formadores apaixonantes e apaixonados, muitas noites a viver, tantas tantas Inquietudes, Gogs e Oceanos Invisiveis, que äs vezes " sinto que sou um cavaleiro andante" na voz da Castiajo.

4 Comments:

Blogger ADCandebol said...

Grande amiga, adorei esta pequena viagem em que embarquei com a tua prosa.
Espero acompanhar-te por aqui em aventuras que só tu tens, nessa vida que admiro pela coragem desprendimento.
Muita força! Cá estarei para "devorar" as estórias, para viajar contigo.

7:13 AM  
Anonymous Anonymous said...

Um dia o Jack Kerouac escreveu ao pai a dizer que queria que as suas palavras fossem, no futuro, "um registo de história contemporânea". Não menos importantes são, para mim, os teus relatos de viagem, através dos quais, me ofereces os teus olhos para vêr e descobrir coisas novas! Fico então à espera de novas histórias tuas, que qual Jack Kerouac "On The Road", vás descrevendo as tuas viagens e construindo, desta forma, um manifesto de uma forma de viver intensa muito tua. Força. Beijos mil. Adoro-te!

11:37 AM  
Anonymous Anonymous said...

Ola Ildinha!
Como sempre linda e com aquele sorriso k eu nunca vou esquecer. És uma amiga espetacular que me apoia quando preciso nos bons e maus momentos. Nao a palavras pa descrever a boa pessoa que és! Tou cheia de saudades tuas!!! Adoro-te.
Mil Beijinhos****

6:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

krideiraaaaaaaaaaaaaa,entonces,boa vida........altas fotos.... Curte a vida manita, não se leva mais nada se não as experiencias e lugares k nos resplandecem...........
Beijhão gande linda....Tou aki a tua espera...

2:45 AM  

Post a Comment

<< Home